5
Linhaça inteira ou moída? Saiba sobre a biodisponibilidade do ômega 3
1 Comentário | Posted by Nutriphill in Ciência & Saúde
O consumo regular de linhaça pode ter benefícios significativos relacionados com a saúde, devido ao seu alto teor do ácido graxo ômega-3 ou ácido alfa-linolénico (ALA). Informações sobre a biodisponibilidade do ALA da linhaça e os efeitos fisiológicos da sua ingestão devem ser examinados.
No estudo desenvolvido por J. Alejandro A. e colaboradores no Canadá, o objetivo foi determinar a biodisponibilidade do ALA quando a linhaça foi ingerida na forma de grão integral, sementes moídas ou como óleo de linhaça. Os componentes de linhaça (30 g de sementes ou 6 g de ALA no óleo) foram assados em bolos para entregar ao longo de um período de teste de três meses em indivíduos saudáveis do sexo masculino e feminino.
Os Resultados mostraram que a ingestão de linhaça durante um período de 1 mês resultou em um significativo(P = 0,005) aumento dos níveis plasmáticos de ALA nos grupos suplementados com óleo de linhaça e semente de linhaça moída . Os indivíduos suplementados com linhaça inteira não conseguiram um significativo (níveis de P> 0,05) aumento no plasma ALA. Em resumo, a ingestão de óleo de linhaça e semente de linhaça moída libera níveis significativos de ALA ao plasma, enquanto que semente de linhaça inteira não.
Fonte: Journal of the American College of Nutrition, Vol. 27, No. 2, 214-221 (2008)
29
Ômega 3 pode ajudar na Depressão em Crianças
0 Comments | Posted by Nutriphill in Sem categoria
A depressão em em crianças pode ser mais comum do que se pensava anteriormente.
Por causa do sucesso em um estudo anterior sobre os ácidos graxos ômega-3 no transtorno depressivo maior em adultos adultos, um pesquisadores realizaram um estudo sobre ácidos graxos ômega-3 na depressão maior na infância. As crianças que entraram no estudo estavam entre as idades de 6 e 12. Avaliações foram realizadas no início e aos 2, 4, 8, 12 e 16 semanas de uso Children’s Depression Rating Scale (CDRS), Children’s Depression Inventory (CDI), e de Impressão Clínica Global (CGI). A análise mostrou efeitos altamente significativos de omega-3 sobre os sintomas usando o CDRS, CDI e CGI.
CONCLUSÕES: Os ácidos graxos ômega-3 podem ter benefícios no tratamento da depressão na infância
Fonte: Hanah Nemets et al.Am J Psychiatry 163:1098-1100, June 2006

O consumo regular de alimentos ricos em Ômega 3 melhora a capacidade de aprendizagem das crianças. Publicado em 3 de Fevereiro de 2010, no American Journal of Clinical Nutrition, o estudo conclui que os alimentos ricos em ácidos gordos DHA (Ácido Docosahexanóico) têm efeitos positivos sobre as funções cerebrais associadas à memória dos mais novos.
O estudo foi realizado em 33 meninos saudáveis, entre os oito e os dez anos, e concluiu que: “A ingestão do DHA está associada à saúde do cérebro, contribuindo para o normal desenvolvimento do cérebro dos fetos, bebês e crianças pequenas.”
O nosso organismo não consegue sintetizar quantidades suficientes de Ômega 3 o que obriga a que esta gordura essencial seja obtida através da ingestão de alguns alimentos, como alguns peixes marinhos, como é o caso do salmão ou na linhaça, que contém um precursor do DHA.
O consumo regular de ómega 3 é benéfico para a saúde de toda a família. No caso específico das crianças são cada vez mais os estudos que reforçam as vantagens da sua ingestão:
Melhora a capacidade visual
Potencia o desenvolvimento cognitivo
Aumenta a protecção dos ossos, já que diminuem a quantidade de osso que é reabsorvido /destruído e garante o nível de formação óssea
Diminui o nível de gordura no sangue, já que o ómega 3 ajuda a equilibrar os efeitos dos ómega 6 que são nocivos à saúde quando ingeridos em excesso
19
Estudo demonstra que ômega 3 diminui incidência de infarto no miocárdio
0 Comments | Posted by Nutriphill in Ciência & Saúde
Os ácidos graxos Omega 3, tem muitas funções no nosso organismo. Um estudo realizado com 43757 pessoas, demonstrou que o ômega 3 levou a diminuição da incidência de infarto do miocárdio em 59%, e em 43% a mortalidade naqueles que tiveram infarto . Outros efeitos dos ácidos graxos ômega 3 são: efeito antiarritmico, diminuição da morte cardíaca súbita, redução da pressão arterial elevada, propriedades antiinflamatórias, e propriedades antitrombóticas, melhora o perfil de triglicérides e ainda redução da aterosclerose. (ASCHERIO a et al. Dietary fat and risk of coronary heart disease in men: cohort follow up study in the united states. Br. Med. Journal 1996; 313:84-90)
SUCO DESINTOXICANTE
1 copo de suco de laranja, 1 folha de couve, 1 colher de sopa de Linhaça Dourada FLAX ÔMEGA 3, ½ maça, raspas de limão. Bater no liquidificador e servir.
SUCO REVIGORANTE
1 copo de suco de laranja lima, 1 fatia de melão, ½ maça verde, 1 colher de sopa de Linhaça dourada FLAX ÔMEGA , folhas de hortelã. Bater no liquidificador e servir.
VITAMINA LAXATIVA
1 copo de água, ¼ de mamão papaia, 8 ameixas secas sem caroço, 1 colher de sopa de mel, 2 colheres de fibra de trigo, 1 colher de sopa de Linhaça dourada. Bater no liquidificador e servir.
* Voce deve aumentar a ingestão de água para o efeito laxativo.
3
7 Benefícios da Linhaça Dourada FLAX ÔMEGA 3
0 Comments | Posted by Nutriphill in Nutriphill
1. A vitamina E presente na casca da linhaça dourada combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas;
2.O ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaça dourada são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL);
3.A semente de linhaça dourada possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa;
4.A linhaça dourada por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;
5.A semente de linhaça dourada possui componentes anticancerígenos e antioxidantes;
6.Por ser rica em fibras, a semente de linhaça dourada é um poderoso desintoxicante;
7.A linhaça dourada auxilia no combate a diabetes e a hipertensão
3
Pão de Trigo Integral com Linhaça
0 Comments | Posted by Nutriphill in Receitas, Sem categoria
Ingredientes
• 100 gramas farinha de linhaça dourada – FLAX ÔMEGA 3
• 50 gramas de rapadura ralada ou açúcar mascavo ou demerara
• 160 gramas de coco ralado fresco
• 10 unidades de ovos
• 120 gramas de cacau em pó
• 120 gramas de manteiga
• 2 a 3 xíc. (chá) de polpa de banana verde
• 1 pires de castanhas do Pará quebradas
• 1 punhado de frutas secas em pedacinhos
Modo de fazer
Lave 4 bananas verdes e não aclimatizadas (processo de estufa) e coloque em uma panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Quando abrir a fervura da água, adicione as bananas verdes com a casca, feche e deixe adquirir pressão. Ao ferver, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Desligue o fogo, não abra a panela, deixe perder a pressão naturalmente. Depois, retire as bananas, descasque-as e centrigue ou bata no liquidificador até virar uma pasta. Acrescente o restante dos ingredientes e bata. Asse por 25 minutos. Sirva com sorvete de amora.
Rendimento: 1 porção
Fonte: Revista Boa Forma
Fonte: Rev. Boa Forma – por Eliane Contreras
Não é à toa que a linhaça conquistou tantas adeptas nos últimos anos: ela ajuda na hora de perder aqueles quilinhos a mais e ainda traz inúmeros benefícios para a saúde. Saiba como incorporá-la no seu dia-a-dia e descubra os benefícios dessa semente
Indispensável no menu de quem se preocupa com a boa forma e, claro, com a saúde, esse alimento é riquíssimo em substâncias funcionais e ainda ajuda na hora de perder aquelas gordurinhas indesejadas. E foi por esses motivos que a linhaça conquistou espaço até mesmo no cardápio de famosas como Juliana Paes e Paula Burlamaqui.
Como tem o poder de diminuir o apetite e estimular o intestino preguiçoso, a semente pode ser usada como uma forte aliada na luta contra a balança. Além disso, ela é rica também em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater o LDL (mau colesterol) e a manter a saúde do coração em dia.
Se engana quem pensa que os benefícios proporcionados pela linhaça acabam por aí. Esse alimento também é uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Agora que você descobriu que a linhaça pode ajudá-la a ficar ainda mais bonita e saudável, confira algumas dicas para extrair dessa poderosa semente o que ela tem de melhor!
